O que fazer em Ilhabela?

Se você gosta de praias paradisíacas, cachoeiras refrescantes e trilhas cheias de aventura, não vai faltar o que fazer em Ilhabela durante a sua estadia! Abraçado por um Parque Estadual que abrange e preserva aproximadamente 85% de seu território, o arquipélago é cercado por águas calmas e transparentes, fauna exuberante e uma das maiores faixas contínuas de Mata Atlântica remanescentes na região.

Praias em Ilhabela

o que fazer em Ilhabela

Foto: Damata Ecoturismo -Praia da Fome

Curtir a praia é, sem dúvida, a primeira escolha de quem desembarca por aqui. Com opções para todos os gostos, Ilhabela tem dezenas de praias, desde refúgios isolados onde vivem comunidades tradicionais até faixas de areia que são sinônimo de agito e badalação. Por isso, conhecer a orla que corta o município de norte a sul é algo que não pode faltar em sua lista do que fazer em Ilhabela.

Na parte sul, as praias mais visitadas são a Ilha das Cabras, que abriga um santuário marinho perfeito para a prática de mergulho livre e autônomo, o Portinho, a Feiticeira, o Julião, a Praia Grande, a Praia do Curral e a Praia do Veloso.

Na região central, estão a Praia do Perequê, próxima ao centro comercial da cidade, Itaguassu, Itaquanduba, Pequeá, Campo de Aviação e a Praia da Vila, no Centro Histórico de Ilhabela.

Em direção ao norte, estão a Prainha de Santa Tereza, Barreiros, Viana, Siriúba, Pedra do Sino, Ponta Azeda, Praia do Pinto e Armação. Saindo da área urbanizada e seguindo por uma estrada de terra chega-se às praias da Pacuíba e do Jabaquara, última acessível por terra.

Cachoeiras em Ilhabela

o que fazer em Ilhabela

Foto: Décio Hoffmam

A exuberante Mata Atlântica que cobre a maior parte de Ilhabela esconde dezenas de cachoeiras, que convidam a um banho relaxante cercado pelo frescor da natureza. Algumas delas podem ser alcançadas com poucos minutos de caminhada, como as que fazem parte da trilha da Água Branca ou da Cachoeira dos Três Tombos, estruturadas para a prática de ecoturismo, com trilhas de fácil acesso.

Trilhas em Ilhabela

Se você gosta de se aventurar no meio da mata e descobrir novos cenários, fazer uma ou algumas das diversas trilhas de Ilhabela também deve ser uma das suas prioridades ao decidir o que fazer em Ilhabela.

Há opções para todos os gostos, desde trilhas leves que levam a cachoeiras, como a da Água Branca e a dos Três Tombos, que são autoguiadas e estruturadas para receber visitantes, até trilhas longas, que levam a praias isoladas onde vivem comunidades tradicionais, como a Trilha do Bonete, que tem quase 12 quilômetros de extensão e é cortada pelas cachoeiras da Laje, Areado e Saquinho.

O que visitar em Ilhabela

Foto: Décio Hoffmam

Depois de conhecer as praias, trilhas ou cachoeiras, ainda há diversas outras atrações que merecem ser visitadas. A primeira delas é o Centro Histórico, chamado de Vila, onde estão construções centenárias como o prédio da antiga cadeia e fórum, hoje sede do Parque Estadual e a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda. A região também concentra lojas, bares e restaurantes, a sede da Secretaria de Cultura, onde acontecem mostras e exposições, o Píer da Vila, por onde desembarcam os passageiros dos navios de cruzeiro e o Museu Waldemar Belisário.

Passeios em Ilhabela

Além das atrações da orla, Ilhabela esconde praias e cachoeiras onde só é possível chegar de barco ou em jipes com tração 4x4. Por isso, as operadoras de turismo locais oferecem diversas opções de passeios. Entre os mais procurados estão os roteiros de escuna para as praias do Jabaquara, Fome e Poço, os passeios de jipe para a Praia de Castelhanos e os de barco para a Praia do Bonete.

Mais sobre Ilhabela