Trilhas e Cachoeiras de Ilhabela

Conheça as melhores trilhas e cachoeiras de Ilhabela

Cachoeira do Veloso - Foto: Viagens Ecológicas

A exuberante Mata Atlântica que cobre a maior parte de Ilhabela esconde dezenas de cachoeiras, que convidam a um banho relaxante cercado pelo frescor da natureza. Algumas delas podem ser alcançadas com poucos minutos de caminhada, como as que fazem parte da trilha da Água Branca ou da Cachoeira dos Três Tombos, estruturadas para a prática de ecoturismo, com percursos de fácil acesso.

Outras requerem mais disposição e preparo físico, como a Cachoeira do Veloso, a Cachoeira da Laje e a Cachoeira do Gato. Mas se você gosta mesmo é de aventura, pode contratar um guia especializado em ecoturismo para conhecer refúgios exuberantes escondidos no meio da mata, onde só é possível chegar com a ajuda de profissionais experientes.

Trilha da Água Branca 

Estruturada para a prática de ecoturismo, esta trilha é uma espécie de vitrine das cachoeiras de Ilhabela. Conta com um quiosque com guarita, posto de informações, banheiros e água potável logo na entrada. Há placas indicativas para as cinco quedas e piscinas naturais ao longo de um trajeto com 2,5 quilômetros de extensão, e nos locais desnivelados foram instaladas escadas e corrimãos para facilitar o acesso.

Cachoeira dos Três Tombos

De fácil acesso, é ideal para quem quer conhecer as cachoeiras de Ilhabela sem encarar longas caminhadas. Depois de estacionar o carro a poucos metros do início da trilha são apenas cinco minutos a pé até a primeira das três quedas. O caminho é bem estruturado, com degraus, corrimãos, pontes de madeira, bancos para descanso e placas indicativas, que guiam os visitantes ao longo de todo o trajeto. A trilha inteira tem apenas 255 metros de extensão e é percorrida em 15 minutos.

Cachoeira do Veloso

Com pouco mais de um quilômetro de extensão, a trilha que leva à Cachoeira do Veloso começa dentro de um camping, logo após a praia do Veloso, no sul da Ilha. De nível médio, a caminhada dura cerca de 40 minutos e termina em uma das quedas d’água mais bonitas de Ilhabela.

 

 

 

Trilha do Bonete- Ponte na Cachoeira da Laje - Foto: Lucas Ragazone

Aventure-se nas trilhas de Ilhabela

Quem gosta de caminhar pela mata vai encontrar muito lazer e diversão nas trilhas de Ilhabela. São diversas opções, desde percursos de nível leve, para todas as idades, que terminam em lindas cachoeiras, até desafios que se estendem por várias horas e quilômetros e levam a locais onde só é possível chegar a pé ou de barco.

Trilha do Bonete

A trilha para a praia do Bonete é aberta e bem marcada, por isso, pode ser percorrida sem a ajuda de um guia. No entanto, requer disposição e bom preparo físico para encarar cerca de quatro horas de caminhada, num trajeto de 13 quilômetros de extensão composto basicamente por subidas e descidas. Há três cachoeiras pelo caminho: Laje, Areado e Saquinho, uma a cada hora de caminhada, que proporcionam paradas estratégicas para apreciar a paisagem e recarregar as energias. No trecho final da trilha, ver do alto a praia do Bonete, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, já compensa o esforço.

 

Circuito do Gato

O roteiro chamado Circuito do Gato fica na Baía de Castelhanos e começa com a trilha para a Cachoeira do Gato, seguindo para Praia do Gato com paradas na Pedra do Gato e Mirante do Gato. Passa por uma comunidade tradicional e termina com o retorno à Praia de Castelhanos. As caminhadas são de nível médio e o passeio é uma oportunidade de conhecer, em algumas horas, diversos atrativos. Apenas a trilha para a cachoeira é bem sinalizada, portanto, o percurso completo requer o auxílio de um guia.

Pico do Baepi

Aventura destinada aos ecoturistas experientes e bem preparados, a subida ao Pico do Baepi é uma das mais famosas trilhas de Ilhabela. Requer três horas de caminhada em um percurso bastante íngreme, de 3,5 quilômetros de extensão, classificado com nível alto de dificuldade. Há placas indicativas que orientam os visitantes, mas se você vai subir pela primeira vez, convém contratar um guia local. O Pico do Baepi é uma das montanhas mais altas de Ilhabela, com pouco mais de 1.000 metros de altitude, e tem sua área protegida pelo Parque Estadual.

Vista no alto do Pico do Baepi - Foto: Site Hospeda Ilhabela

Mais sobre Ilhabela